História

A ORIGEM

A origem da formação do VQG começou a ser delineada em 1977, quando um grupo formado por colegas de trabalho da antiga Telepar, começou a se reunir para jogar futebol de salão na Rua dos Presbí­teros, atrás da Igreja de São Vicente de Paula. Um dos fatos daquela época, foi a participação do nosso amigo Márcio (Carneirinho) então chefe da Divisão de Serviços Gerais da Telepar e grande entusiasta do esporte. Por esta característica, houve grande identificação e integração das pessoas que lá trabalhavam. Já se manifestava a liderança do Celso naquela época. Intensificou-se a necessidade de reuniões mais contí­nuas.

Começou em 1978, aos sábados pela manhã, onde um grupo de amigos saia à  procura de campo para jogar bola. Começou pela cancha da Sociedade D.Pedro II, onde havia aqueles chuveiros, que na verdade eram dois canos pelos quais jorrava água gelada, em pleno inverno, mas o pessoal estava lá, e as famosas empadinhas acompanhadas de uma boa cervejinha após o jogo. Ficou-se lá um bom tempo, porém a Sociedade resolveu construir uma piscina no local da cancha. Então não satisfeitos com a situação partiu-se novamente em busca de outro local.

Em 1979 o grupo passou a utilizar a infra-estrutura do Clube União Juventus. Como o campo de futebol do Clube União Juventus era maior, houve necessidade de ampliar o número de participantes nas peladas. Nesta época novos amigos integraram o grupo. Outro fato foi que os jogos passaram a ser as sextas-feiras no período noturno. Depois de alguns meses a Diretoria do Clube colocou algumas restrições de acesso dos não associados e os jogos foram transferidas para a aconchegante chácara do Márcio. Esta era a nova sede do grupo e novo ponto de encontro. As peladas voltaram a ser realizadas aos sábados, num pequeno campo de futebol suíço.

Procurou-se bastante por outros espaços, até que alguem teve a brilhante ideia de transferir os encontros para o antigo Parque da Fundação Telepar, inaugurado em 12/12/1978 e atualmente propriedade de uma empresa privada. No segundo semestre de 1979, mais uma mudança ocorreu. Os jogos passaram a ser realizados na Fundação Telepar ora em uma cancha de cimento, ora em uma cancha de futebol suíço, de acordo com o quorum. Nesta altura, já fazia parte da diretoria da Fundação Telepar, nosso amigo Marcio, o qual sempre com seu espirito esportivo, resolveu dar uma mãozinha para o grupo. A área esportiva do Parque cresceu e o VQG se fortaleceu nesse peri­odo.

A partir de 1980, a assiduidade dos integrantes do grupo passou a ser maior. Houve necessidade de melhorar a organização e facilidades para as reuniões semanais. O VQG passou a contar com a infra-estrutura do Parque e o apoio incontestável de um valoroso colaborador chamado Toninho, que mais tarde se tornaria associado do grupo.

Não tardou muito para que se tivesse um local mais adequado para as confraternizações semanais. Então, começou a surgir amigos com vontade de fazer acontecer, como o Luiz Mario e o Márcio, que compraram a ideia, arregaçaram as mangas e foram à luta para proporcionar melhores condições para o grupo, do espaço utilizado do antigo Parque da Fundação Telepar, local este escolhido para os encontros semanais, Também, preocuparam-se em adequar gradativamente a melhora da infra-estrutura de forma geral.

O INÍCIO OFICIAL

Desde fins de 1980, já havia a ideia de batizar o grupo com um nome que o identificasse. Foi numa tarde de sábado, em março de 1981, que após reunir 10 companheiros para participar de uma partida de futebol de salão que se  iniciou oficialmente, a vontade de se formar um grupo com o objetivo de promover encontros semanais para jogar futebol e bater papo acompanhado de espertos comes e bebes.

O BATISMO

O grupo foi batizado de VQG (Vai Quem Gosta) pelo Normando e oficialmente foi fundado em 1981.

OS FUNDADORES

Os sócios fundadores do grupo, eram 20 amigos a seguir relacionados: Celso Casagrande, Celso Gaffke, Luiz Fernando Mazzarotto, Luiz Mário Schereiber, Luiz Teixeira Oliveira Junior, Nelson de Castro Nieweglowski, Normando Lugarini, Roberto Seródio da Silva, Sergio Roberto Löeder, Silvio Sidney Cruz, Valdir Barbosa Campos, Valerio Luiz Colatusso, Wilson Bozzi de Sá, Paulo Cesar Casagrande, Marcio Belz Lopes do Santos, Mauricio Jose Ribeiro Fonseca, Luiz Paulo Gollo, Dacio Lopes dos Santos, Alexei Von Rogoshin e Roberto Joly.

A EVOLUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

A partir da fundação do grupo se definiu a primeira logomarca do VQG (em decadry). Posteriormente essa logomarca foi atualizada ate chegar a que atualmente identifica o grupo. O grupo quando começou nada possuí­a, a não ser uma imensa vontade de se reunir e procurar um campo de futebol para jogar bola. Para não dizer que nada tinha, possuía uma bola de futebol e 2 jogos de camisa (um da cor azul-anil e outro rubro-negro). Não tinha regras, nem regulamentos, pois era uma brincadeira divertida. Iniciava-se o VQG. Foi instituí­da uma contribuição mensal para custear as despesas semanais, criados controles de frequencia, organizados  boletins, livro caixa etc. para a condução do grupo. Com o passar dos anos, o grupo cresceu e sem sentir se organizou de forma natural. Constituiu-se uma Diretoria que passou a administrar as reuniões dos integrantes do grupo. Foi criado também naquela época o grupo dos oito, para julgar os casos disciplinares, definir diretorias, organizar festas e demais procedimentos para o bom andamento do grupo. Não havia eleições naquela época para Diretoria.

Atualmente, o grupo evoluiu. Possui identidade definida, cores estabelecidas, uma estrutura mais solida, eleições, regulamento, estatuto, comissão disciplinar formada pelos próprios associados. Possui também novos jogos de camisa (coletes), bolas, talheres, pratos, copos e demais utensílios necessários para as reuniões semanais.

OS VALORES

Os valores do grupo VQG são: Amizade, Fraternidade, Respeito, Honestidade, Participação e Alegria, sem distinção da classe social de cada um. Todos devem ser alegres e conscientes de que para fazer parte desse grupo não precisa ser diferente, pois o VQG oferece tudo aquilo que muitos procuram e não acham tão fácil; o calor humano, a facilidade de se fazer amigos. O grupo é coeso, admirado e cobiçado por aqueles que coadunam do mesmo ideal de valorizar a amizade. O próprio nome diz: VAI QUEM GOSTA.

A CONTINUIDADE…………

Desde sua fundação, muitos amigos já participaram como sócios efetivos. Muitos já deixaram o quadro associativo, cada um por razões individuais diversas. Alguns retornaram posteriormente, outros não. Entretanto, esses amigos que passaram, nunca mais deixaram de fazer parte de nossas vidas, de nossos corações. O perí­odo de convivência que houve, estabeleceu um laço eterno de amizade onde o tempo foi, é e sempre será apenas um fator passageiro, porque o que importa mesmo é a essência desta fraterna amizade. Novas gerações virão. Hoje filhos de associados participam deste seleto grupo e que será o futuro, a continuidade de uma semente plantada de ideal de amizade, de valores, de respeito e de dignidade.

O QUADRO ASSOCIATIVO

O grupo está organizado, com estatuto, regulamento e regras próprias, limitado a um numero máximo de 40 associados.

A ATUALIDADE

Desde o ano 2001 as reuniões de confraternização e jogos semanais são realizadas na chácara do Sr. Wilson, que através da ação do amigo e sócio Nelsinho (Polaco), permitiu a utilização do espaço para a realização das reuniões semanais do VQG.

O JUBILEU DE PRATA E O FUTURO

São 25 anos de convivência, amizade desta verdadeira irmandade. Muito aprendemos na arte de bem conviver. Tivemos momentos de extrema alegria, mas não faltaram também tristezas e saudades daqueles que já se foram. Mas valeu a pena, pois conquistamos uma das mais difí­ceis tarefas de manter o espí­rito alegre e divertido de nossas reuniões durante esses anos todos. O sucesso deste grupo durante esses anos todos é a prova maior que os esforços desprendidos até aqui obtiveram exito. O objetivo deste grupo é bem simples: é através da convivência e do relacionamento despretensioso, valorizar, fortalecer, manter, conquistar e consolidar cada vez mais a amizade entre as pessoas. Parabéns a todos. Vida longa ao VQG. Que a chama continue acesa por mais 25 anos através das novas gerações e se perpetue no coração de todos.